2 de agosto de 2010

Parto - um dilema

02/08/2010

E daí acontece que a coisa que mais me assusta no mundo quando se fala de gravidez é o parto.
O bebê entrou, e ele tem que sair, e o que me apavora é esse “jeito” que ele vai sair.
Por motivos meus e totalmente particulares eu sou a favor do parto normal (não condenando de modo algum a cesarea), e levo muiito em conta a possibilidade de tê-lo, mas confesso que não descarto a possibilidade de uma cesarea totalmente eletiva, seguindo mapa astral e tudo mais.
Tenho uma professora que é enfermeira obstetra e faz partos domiciliares (com um médico acompanhando e talz, tudo mega certinho) e tem a banheira inflavél, e a bolona, e massagens e essas coisas de partos domiciliares, e durante as aulas quando ela relata os partos eu fico doida, ao meu ver é lindo demais, e eu cogitei a possibilidade de tentar ter um parto assim em casa ou em um hospital humanizado, e inocentemente fui falar com o marido, sabe, jogar um verde pra colher madurinho, daí que ele ficou doido.
Não concordou por 14 milhões de motivos, disse que morre de medo que eu tenha uma crise de asma no meio do parto de tanto fazer força e que aconteça algo comigo e com o bebê. (apavorado né?)
Minha mãe disse que como sou toda fresca e ODEIO sentir qualquer tipo de dor que já fico toda mole, disse que acha melhor eu fazer como ela fez nos dois partos, marcar uma cesarea eletiva e ser feliz.
Meu pai, ahh, meu pai nem entra no mérito da questão pq as vezes me acha muito retrô e outras vezes mega moderninha e se perde no meio das duas personalidades.
Minha irmã acha o máximo, pura emoção eu ter o bebe em casa de modo natural, ou mesmo em um hospital humanizado que tem na cidade vizinha (que o convênio não cobre), segundo ela, a única coisa que superaria a emoção de ter o bebe em casa é entrar em trabalho de parto no engarrafamento das 18:00 e ter que ser resgatada por um helicóptero e dar a luz nele mesmo, voando até o hospital. (maluca ela)
Na primeira entrevista consulta com a médica, logo de cara perguntei sobre que tipo de parto costuma fazer mais.
Disse ela que faz os dois, porém, normal só se a mãezinha estiver big preparada psicologicamente e em perfeitas condições físicas pq quem faz todo trabalho é a mãe né, ela só vai puxar o baby pra fora.
E cesarea, quando completarmos 38 semanas já tira meu filho da pança.
Não gostei dessa colocação dela, quero meu filho bem e dentro de mim, seguro o maior tempo possível, se ele pode ficar 40 semanas eu quero 40 semanas.
Não sou extremista xiita de nada, não defendo parto nenhum, procuro ler muito sobre o assunto, pra formar uma opinião embasada em estudos concretos sobre o que é melhor pra mim e pro meu filho, até pq eu não considero esse o meu momento e sim o dele,mas levando em conta o que é mais vantajoso pra ele e menos sofrido pra mim.
Sou a favor da informação e do conhecimento, de que a mulher faça sua escolha consciente, sim, pq embora seja o momento do meu filho quem vai tá lá penando de dor sou eu, então acho que tenho o direito de escolher se quero passar as dores de um parto normal ou fazer uma cesarea e ter meu filho nos braços de um modo ou de outro.
Não vou falar dos beneficios dos dois, afinal todo mundo aqui tá cansado de saber, masssss ontem aconteceu uma coisa interessante comigo.
Tô eu deitada na cama e espirrei.
Nada demais nisso, exceto que algumas vezes quando espirro sinto fisgadas no baixo ventre (que segundo minha médica são normais devido a ‘n’ motivos e que a tendência é aumentar, é normal né?).
Confesso que doeu mesmo, uma sensação esquisita pra caramba, não gostei da fisgada de ontem, e foi ai que meu pensamento tomou asas e voou.
E se eu fizer uma cesarea e espirrar vai parecer que minhas tripas (sorry pelo termo chucro) vão sair pra fora, se nem aberta eu tô e a sensação foi essa.
Contei pro meu marido sobre esse pensamento feliz e ele deu risada falando que minha mente é muito fértil e que nada disso vai acontecer e a sensação não vai ser essa não.
Não sei se é cedo demais pra pensar em parto, afinal tenho seis meses e uns tantinhos pela frente, mas tô pensando sim pq isso sempre me assustou.
Mas sinceramente minha intuição me diz que eu vou fazer uma mega folia de querer parto normal, acho até que vou deixar o bebe querer dar as caras pro mundo no momento dele, mas quando a dor apertar e a água bater na minha bunda eu vou clamar por uma cesarea, vão abrir minha barriga, tirar meu filho de lá e eu vou esquecer de tudo, do medo, da dor e dos espirros pós cesarea, pq embora seja o momento dele, vai ser o meu também, e acho até que vai ser o mais sublime, pq ali eu encontrarei realmente o amor em uma dimensão que eu ainda desconheço.

Gostaria que alguem me dissesse como é espirrar após a cesarea, pq minha mãe não lembra e eu não conheço muitas pessoas que já tem filhos pra se lembrarem.
.

6 comentários:

  1. A 'esperrada pós cesária' foi o máximo!
    Se vc conseguir ter umperto normal feliz, ou uma cesária tranquila (até com espirros...rsrsrs) o que importará será ter seu neném nos braços!
    Na minha opinião o mais importante é amamãe se sentir segura nesse momento. Como sairá o neném é uma decisão da mãe.
    Boa sorte na sua decisão!!!!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. auhsuahsuash, dei muita risada do espirro!! Mas olha, tive parto normal com a episio, e numa espirrada 3 dias depois do parto fez 1 ponto rasgar!! Rasgar mesmo, não abriu mas rasgou, e cicatrizou normal, penso eu que normal (com intervenções) e cesária tem lá suas partes ruins, e o espirro é uma delas!!!
    bbjos

    ResponderExcluir
  3. Julia eu fiz cesárea por opção, nunca coloquei na cabeça idéia de parto normal... Foi tranquilissimo (no meu caso). Pedro nasceu de 39 semanaa, 3 dias, o ruin foi só no dia de tarde/noite, quando eu me levantava p/ ir ao banheiro, ele nasceu na sexta, no sabado eu já estava em casa e no domigo já fazia tudo normalmente, no domingo eu ja estava no tanque lavando as roupinhas do Pedro... Se fosse hoje eu faria tudo igualzinho como fiz na gravidez do Pedro...
    Super beijoca

    ResponderExcluir
  4. Descansa, seu parto vai ocorrer da forma que for melhor para vc e para o seu bebê!
    Quanto ao espirro rs... eu ri demais!! Mas não posso te ajudar pois ainda não tive filhos!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Acabei de fazer uma cesárea (faz 5 dias!) e eu não espirrei, mas tossi, serve? haha
    Dói a região do corte sim quando a gente tosse, mas não é nada insuportável não! O pior dia é o dia do parto em si e depois só vai melhorando! Sem falar que na cesarea enquanto estamos no hospital estamos o tempo todo sob efeito de medicamentos para a dor! E quando a gente vem pra casa a coisa já está bem melhor!
    Pra mim, a pior parte da cesárea, é dormir pq não acho posição! De lado dói e de barriga pra cima dá falta de ar! hehe

    ResponderExcluir

Comente e faça uma blogueira feliz!

 

.De princesa encantada a rainha do lar... 2013 Desenvolvido por Frufruzando | Todos os direitos reservados, proibida qualquer tipo de cópia!