3 de julho de 2011

Sabores além do leite: Mundo dos suquinhos e frutinhas

Um dos momentos que eu mais ansiava era esse, o de introduzir coisas diferentes na alimentação da Yasmin, e como ela não se alimenta exclusivamente dde LM isso poderia começar a partir do quarto mês.
Ela já está com seus quatro meses completinhos, muito saudavél, e agora chegou a hora, primeiro apresentando à ela os suquinhos e frutinhas, para depois inicia-la no mundo das papinhas salgadas.
Segundo a orientanção da médica, é pra começar com o suco, e quinze dias depois iniciar as frutas raspadinhas.

Sendo assim, as orientações foram as seguintes:

De manhã:

1º dia – 30ml de suco de laranja lima.
2º dia – 60ml de suco de laranja lima.
3º dia – 90ml de suco de laranja lima.
4º dia – 120ml de suco de laranja lima.

Na verdade é pra dar à ela o volume de suco que ela aceitar, e ir aumenando isso conforme ela quiser.
Depois que ela já estiver habituada com o sabor, isso lá pelo sétimo dia após a apresentação do suco, acrescentar alimentos que possam enriquecê-lo, e permanecer com ele por três dias, notar os efeitos que devido alimento traz e só depois disso partir para o próximo da lista, e os alimentos a serem acrescentados ao suco são:

- Mamão
- Cenoura
- Beterraba
- Acerola
- Melão
- Melancia
- Manga

Segundo a pediatra, devo ficar atenta ao que prende ou solta seu intestino, assim, quando ela já estiver comendo papinhas salgadas posso casar alimentos para que o intestino funcione bem e ela receba bem os nutrintes adequados, exemplificando melhor, se com a papinha salgada eu der algum alimento que possa prender o intestino, na hora da fruta eu dou algo que melhore o transito intestinal, não aprejudicando de maneira nenhuma.

Após esses testes com sucos, em torno do 15º dia, à tarde, devo introduzir as frutas raspadinhas, começando com 1/3 de banana prata, depois partindo para metade, até o dia em que ela aceite a fruta inteira.
Aceitando a fruta inteira, aí posso partir para outras, como mamão, maça, pêra, manga...
Ela disse que se quiser dar morangos – que são a fruta da estação – até posso, desde que esse morango seja orgânico, uma vez que o pequeno organismo da Yasmin é frágil demais para lidar com agrotóxicos, que são colocados aos quilos para que os moranguinhos não sejam tomados pelas pestes.
E que se for necessário adoçar o suco para que ela aceite, que até posso fazê-lo com açúcar normal, mas devo cuidar para que o suco não fique melado demais e ela pegue implicância com o sabor extremamente adocicado.

Muuuuito que bem, com essa lista na mão, vim pra casa, feliz em poder iniciar uma alimentação diferente pra ela, e feliz em usar os talheres que comprei pra ela (só depois fui saber que os mais indicados são os de silicone, mas comprei de uma linha infantil de inox, na verdade, acho meio nojentinho esses de silicone ou de plástico, não gosto, mas é implicância minha).
Fiz o bendito suco, uma laranja rendeu 90ml, e lá fui eu oferecer o suco pra ela.
Uma pena não ter fotografado, ela fez uma carinha muito fofa quando viu que o sabor era diferente do leitinho que ela toma, arregalou os olhos, fez carinha de nojo, empurrou a mamadeira.
Dei um tempinho pra ela, depois ofereci novamente - até porque ela não pode vive de leite a vida toda – e ela mamou o suqinho como se já conhecesse aquilo desde quando nasceu, como se nunca tivesse provado nada diferente na vida.
Segundo a médica eu deveria esperar que ela tomasse em torno de 15ml devido a diferença de sabor, mas fiquei de boca aberta quando ela matou 70ml da mamadeirinha.
Quando não quis mais, empurrou a mamadeira como é habitual, fiz com que ela arrotasse e foi como se ela conhecesse o suco a vida toda.
Eu sabia que isso iria influenciar no côco dela, segundo várias pessoas, agora que a coisa fede mesmo, notei que mudou sim, o cheiro nem tanto, mas ela tem feito mais côco que antes, e tomara que continue assim.
Logo logo iniciaremos as frutinhas raspadinhas, e eu tô que é pura ansiedade.

E com vocês meninas, como foi a introdução de alimentos diferentes, aliás, quais as frutas permitidas?

Beijos
Juu

10 comentários:

  1. Que fofa como ela aceitou o suquinho... bebês são mesmo imprevisíveis! Tomara que ela continue a aceitar a nova alimentação assim, numa boa...

    Bjs

    Sil

    ResponderExcluir
  2. No começo não é muito fácil não, até hoje tenho problemas com frutas, maçã ele não gosta de jeito nenhum!!
    Comida salgada ela poderá negar no começo,o Noah demorou pra comer comida salgada, até hoje tem dias que come bem, outros bem pouquinho...
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Bom, amiga, o Noah tá tomando suquinho de laranja lima todos os dias (desde terça) e só fez totozinho nos 2 primeiros dias... ele toma entre 60 e 80ml, depende da vontade dele e ama. Fico feliz que a Yasmim tb tenha apreciado. Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Tbm não vejo a hora de começar a dar suquinhos, frutinhas e papinhas para o Vítor! Mas ainda faltam alguns meses... depois conto tudo lá no blog!

    Ah, tem sorteio no blog! Passa lá e dá uma conferida!

    Beijos, Ananda.

    http://projetodemae.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Que amada! Esta semana começo com os suquinhos para a minha também, mas aqui está tão frio que não sei se ela vai querer trocar seu leitinho morno. Vamos ver

    ResponderExcluir
  6. Que fofa... só faltou a foto mesmo..
    Eu tb não gosto de talhes de plastico não kkk
    Não estou conseguindo comentar... to ate triste... mais ai descobri que da para comentar como anonimo kkk Agora volto a comentar kkk.. pq eu sempre passava aqui e não conseguia.. snif... snif
    bjs
    Stella

    ResponderExcluir
  7. Oi Juliaa! Fiquei muito feliz em ver sua visita e comentário no meu blog!

    Obrigada pelo carinho!

    A Sophia começou com as frutinhas e sucos aos 3 meses , e começamos com suco de laranja lima e para comer banana nanica , maça , mamão e pera.

    A banana e o mamão a pediatra disse para acrescentar 2 colheres pequenas de mucilon arroz. E ela adora!

    O Suquinho de laranja solta mesmo o intestino e como a SOphia não mama mais no peito isso é otimo para ela pois o LA prende um pouco né.

    É uma delicia ver nosso bebezinho experimentando novos sabores!

    Beijinhos Rebecca e SOphia

    ResponderExcluir
  8. Julia, q gracinha!! Começar uma nova alimentação é um barato!!

    Por aqui, a Íris teve q começar a comer frutinhas raspadas pq tive q voltar a trabalhar. Maçã e banana ela adorou!!
    Não comecei pelos sucos pq ela tem refluxo, então esperei um pouco pro medicamento fazer efeito, vou começar a dar suco essa semana!!

    No mais, adorei as dicas da sua pediatra!!

    Bjinhos!!

    ResponderExcluir
  9. Essa fase das descobertas de novos sabores é muito gostosa mesmo... E as caretinhas são impagáveis!!!
    BjkS pra Yasmin!!!

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    Que delicia esse seu relato, ate bateu uma saudade do VH pequenininho...
    O primeiro suquinho que dei pra ele tbm, foi de laranja lima, e ele tbm tomou tudo, ja nas frutas, isso eu sofro ate hoje, banana ele nunca aceitou, e hoje a unica fruta que ele come é laranja e manga, do resto não come mais nada, ele e super chatinho, mais suco graças a Deus posso fazer o que for que ele toma, e de preferencia ainda sem açucar, ele não gosta muito de nada adoçado...
    Bjaum...

    ResponderExcluir

Comente e faça uma blogueira feliz!

 

.De princesa encantada a rainha do lar... 2013 Desenvolvido por Frufruzando | Todos os direitos reservados, proibida qualquer tipo de cópia!