2 de março de 2012

Papo de mãe: Alimentação

Dia desses, lendo os blogs que sigo, me deparei com o post da Than, falando sobre alimentação, e achei que seria uma coisa interessante abordar aqui, d aminha maneira, já que não costumo falar muito de como é nosso dia dia.

Antes de mais nada, eu sou uma mãe sossegada, veja bem, sossegada e não relaxada, não sou proibitiva, mas limito o acesso da Yasmin a certos tipos de alimentos como danones, chocolates, doces, salgadinhos, e toda essa sorte de coisas que são uma tremenda porcaria mas a gente gosta.
Não sou proibitiva, mas tenho que restringir, dei a sorte de ter uma filha que come de tudo, ou seja, pra ela, qualquer negócio é negócio.
Poucas vezes ela torceu o nariz para a refeição que eu havia preparado, e mesmo se torce come, faz uma carinha de “não tá tão gostoso mas vou mandar pra dentro”.
Evito frituras, não gosto que ela coma gordura, mas confesso que já aconteceu sim, de na pressa fritar um hamburguer (sem óleo, tá?) e dar com arroz e feijão, enfim, coisas do dia dia.
Ela come, ela faz “hmmm” e ela não tá nem aí pra nada, o negócio é barriguinha cheia.
Tenho orgulho de dizer que minha princesa come manga, mamão, toma suco de uva, come goiaba, come brócolis, come couve-flor, come saladinha de batata, mas que também já provou sim refrigerante, já comeu pedaços de coxinha, já tomou sorvete de massa, e a-do-ra miojo de quatro queijos.
O que eu quero dizer com essa lenga lenga toda é que ela come o que tem, e quer comer o que estamos comendo, e que temos que nos policiar pra não dar bobagens pra ela, pq ela come sim, e nós não somos o melhor exemplo de alimentação.
Pablo gosta de lasanha de caixinha (eu odeio) e quando ela vê, quer comer também, eu gosto de miojo, e ela quer, afinal, é tudo novidade, é um mundo de sabor a ser descoberto, um mundo onde quem é adulto já formou o próprio paladar, mas ela que é criança quer experimentar de tudo um pouco mesmo.
Talvez isso dela querer comer um pouquinho de cada do que nós comemos se dê ao fato dela comer conosco.
Coloco o cadeirão dela próximo a minha cadeira, faço o prato dela e conforme como do meu, dou o dela, não admito que ela coma separada de nós, ela é membro da família, e uma família faz as refeições juntos, e outra coisa, hora de comer é hora de comer, sem brincadeiras e sem gracinhas, se ela não quer comer eu respeito, mas irá mamar somente na hora do mamá, não costumo substituir a refeição por leite.
Como já disse, lugar de comer é na mesa, e eu não admito ficar atrás dela com o prato na mão implorando pra que ela coma.
Certa vez vi uma mulher que mora na rua de casa, com o prato na mão, alimentando o menino que não parava de brincar na calçada, não admito isso, ou ela come conosco na mesa ou nada feito.
Mas aí tem aquele lance de restrição a certos alimentos que os pais tem, e aqui em casa a coisa não vai pra frente com fígado.
Eu odeio fígado, Pablo idem, e minha mãe (oi mãe!) adora e vive falando que eu tenho que dar fígado pra ela.
Pra quem gosta de fígado isso vai soar como frescura, mas eu não gosto nem do cheiro daquilo fritando, quando solteira, se minha mãe estava fritando fígado eu saía de casa, pq o cheiro me embrulhava o estômago.
Aí, que segundo minha mãe ela precisava comer fígado, e num domingo fez fígado e deu pra Yasmin, vocês acham que ela comeu?
Ela detonou, mandou pra dentro dando risada, e eu fiquei com a consciência pesada, pq mesmo ela tendo adorado, desculpa filha, mas eu não vou fazer, capaz de desmaiar na frente do fogão por conta do cheiro ruim.
Mas aí uma coisa aconteceu.
Mimi nunca foi de vomitar comida, e eu não coloco ela pra dormir depois de comer, e passadas duas horas depois do almoço ela dormiu, e sabem o que aconteceu? Ela vomitou dormindo toooooooodo aquele fígado picadinho que de tão picadinho, pequenininho e triturado parecia carne moída.
Comentários a parte sobre o perigo de vomitar dormindo, isso poderia ter acontecido com qualquer comida, mas foi acontecer justo com a coisa que eu mais detesto na vida, o raio do fígado.
Pesei os prós e contras em não cozinhar pra ela coisas que não gosto, e de verdade, vou continuar assim.
Ela tem uma alimentação extremamente rica, come de tudo, e não vai ser o fígado que vai mudar alguma coisa na vida dela.
Se por recomendação médica ela precisar comer fígado, aí eu me esforço a não ficar branca igual um giz na frente do fogão enquanto ele frita, e dou, mas caso contrário, permaneço como está.
Pode parecer egoísmo, e de certa forma é sim, mas ela come tão bem de tudo que eu não vejo necessidade de acrescentar na alimentação dela algo que eu não gosto, seguimos assim, se precisar mudar eu me esforço, mas por hora é o que temos pra hoje.
E só um detalhe, meu único problema é com fígado tá, de resto como tudo, menos fígado e carne de porco!

Beijos

Ju – a mãe egoísta

4 comentários:

  1. Ha, não te achei nem um pouco egoísta tah?
    Sempre tem um ou outro alimento qe acabamos não oferecendo a criança e isso está muito relacionado aos costumes da família.
    Eu tb sou controlada com o que ofereço, mas não proíbo, vira e mexe ela come uma besterinha.

    bjo e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa é igualzinho, inclusive com a hora da comida q tem q ser todo mundo junto! Tbm sou contra fazer mil e uma macaquices pro filho comer! Eu sento na mesa e conforme vou comendo do meu prato vou dando pra ela do dela. Se que comer, come, se nao quer, blza; mas fica sem comer até a proxima refeiçao! Nao tenho dó nao!
    E Olívia tbm come de tudo! A única coisa que nao é muito chegada é folha, mas come.
    E eu tbm sou egoista! hehe Nao gosto de peixe, odeio o cheiro e nao faço em casa. Nunca dei pra Olívia! Ela só come na casa da minha mae! hehe
    Como eu sei que peixe é importante, o que eu faço é levar ela no sushi de vez em qdo! hohoho Com recomendaçao e apoio da pediatra, ela come peixe cru! Veja só: odeio peixe, a nao ser que seja cru! hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Ah gata, se ela consegue os nutrientes de outras "fontes", não tem nem porque se preocupar! :)

    Eu ADORO fígado, haha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oie, vc viu que o dowload do livro nao esta disponivel?
    vc nao teria o arquivo ai?
    bj

    ResponderExcluir

Comente e faça uma blogueira feliz!

 

.De princesa encantada a rainha do lar... 2013 Desenvolvido por Frufruzando | Todos os direitos reservados, proibida qualquer tipo de cópia!