27 de fevereiro de 2011

O parto

Aviso prévio: Esse post será looooooongo!

Daí que como todo mundo já sabe meu parto foi uma cesárea e o povo tem mania de dizer que cesárea não tem emoção nenhuma por ser um procedimento cirúrgico, discordo, pra mim foi emocionante, e tudo depende do olhar que temos da situação, e pra mim foi super emocionante e jamais esquecerei de cada minuto daquela noite!

Como foi meu dia?

Acho melhor começar essa parte dizendo que passei a noite mais ansiosa que o dia, simplesmente surtei de madrugada e não conseguia dormir.
Três e meia da madrugada e eu estirada na cama com os zóiões arregalados olhando pro teto pensando na morte de bezerra, até que peguei no sono e dormi acordando somente as onze da manhã!

Chegando lá

Minha internação era pra ter sido as 18:00, mas como o trânsito aqui é meio caótico, decidimos sair antes e chegamos lá as 17:45, dei entrada na parte burocrática da internação, já colocaram uma das pulseirinhas em mim e fui encaminhada para o pré parto.
Minha mãe ficou responsável pelas malas, Pablo como iria assistir, filmar e fotografar já foi comigo pra lá também.

Passamos – aliás, eu passei - por uma mini entrevista com duas enfermeiras onde elas fizeram as perguntas relacionadas à anestesia (alergia a medicamento, se era primeiro parto...) e foram ouvir o coração da Yasmin.

A enfermeira colocou o aparelhinho na minha barriga e nada, Pablo sentado na cadeira já começou a ficar inquieto, passaram-se uns dois minutos e nada, a enfermeira revirou minha barriga, e vi que ela também começou a ficar tensa, quando Pablo ia começar a suar frio de nervoso, lá estava o coração da minha Mimi, batendo a 152, era apenas uma questão de saber posicionar o aparelho e nada mais.
E eu calma como sempre, afinal, sempre acontecia isso no consultório, só que eu não avisei o Pablo, que ficou apavorado.

O pré parto

E lá fomos nos pra tal sala do pré parto, a enfermeira deu uma camisolinha daquelas safadas onde a gente fica com a bundinha de fora, era pra tirar tudo, aliança, sutiã, calcinha, brinco, piercing, tiara e qualquer tipo de badulaque .
Tirei tudo, vesti a camisola e esperei, tiramos algumas fotos, de despedida mesmo da barriga, começamos a assistir o jogo que estava passando na TV, e dez minutos depois ela veio com um par de “sapatilhas” de pano pra eu colocar no pé.
Dali em diante eu seguiria sozinha, Pablo só entraria no Centro Obstétrico quando toda equipe já estivesse preparada e a cirurgia em andamento.

O centro obstétrico

Cheguei na sala das luzes, aquela sala gelada, com a cama em formato de cruz e ali eu vi que a coisa tava mais perto, ali tudo se tornou real, afinal de contas meu dia estava sendo meio surreal, não dava pra acreditar que em instantes eu conheceria minha filhota.

Deitei na cama em formato de cruz e a enfermeira já colocou o acesso venoso com soro, agora faltava somente a anestesia.
A anestesista não estava no hospital ainda, então o negócio era esperar, fiquei lá, viajando olhando pro teto e imaginando coisas, minha médica veio, conversou comigo um pouquinho e saiu.

A anestesia

Aí a anestesista chegou, e quando ela se apresentou eu gelei, a pessoa que ia me aplicar a anestesia estava ali, e a anestesia sempre foi um dos meus maiores medos, sempre tive a impressão que a sensação de injeção (que por si só já é uma coisa que me dá pânico!) na espinha deveria ser parecida com apertar parafusos, só que nas costas – fiquei com medo!
Ela pediu que eu me sentasse na “cama” com as pernas pra frente e me curvasse pra frente.
Achei que era sacanagem, afinal, eu com uma big barriga e ela pedindo que eu me curvasse mais pra frente, só podia ser brincadeira – mas não era.
Relaxei os ombros, relaxei o corpo (e não sei como consegui relaxar pq eu tava que era puuura tensão) e senti três picadinhas, logo em seguida tudo começou a esquentar e eu fui ficando mais mole, minha voz ficou mais baixa, e me deitaram na cama.
Tentei mexer os pés e não conseguia – e a sensação de você sentir que estão mexendo em você mas você não conseguir comandar o que acontece é muito estranha.

Cortando minha barriga

Depois disso quase não vi mais nada, colocaram um pano azul marinho na minha frente e a única coisa que eu podia fazer era ficar de olhos fechados ou olhando pra luz do teto, como eu não queria perder nada fiquei olhando pro teto, quando de repente vi que entre as luzes havia um espelho e eu comecei a acompanhar parte das coisas pelo espelho.
Vi quando colocaram o garfo pra separar minha barriga, e estava tão grogue que não me apavorei, continuei acompanhando tudo de camarote – mas a visão não era lá muito privilegiada pq não era tudo tão nítido assim!

Que cheirinho de queimado!

Eu podia estar meio dopada, mas meu nariz continuava a funcionar melhor que antes, e mais pra lá do que pra cá perguntei pra qualquer pessoa que me respondesse:
- Nossa, vocês estão sentindo um cheirinho de queimado?
Minha médica prontamente brincou:
- Claro que sim, e chuta de quem é?
Haa, me assustei em saber que eu estava cheirando churrasquinho, mas ai lembrei que o bisturi é elétrico e isso é normal mesmo – mas cheira queimado sim!

Pablo, cadê você?

Pablo entrou no C.O mas eu não notei a presença dele, como ele podia escolher o que ver e onde ficar pra acompanhar, resolveu ficar próximo a minha barriga e filmar e fotografar tudinho, timtim por timtim.
Perguntei por ele para a anestesista e em instantes ele estava do meu lado.
A presença dele ali comigo me acalmou muito, e ver que ele estava seguro me deixou mais calma ainda, ficou comigo alguns instantes e voltou pra onde estava pra ver ela nascer e não perder nada.
Afinal de contas eu pedi que ele seguisse todos os passos que dariam com a Yasmin a partir do momento que ela saísse da minha barriga, e ele voltou a postos pra perto dela!

Ela nasceu!

Notei que estavam fazendo força pra empurra-la, sentia cada vez que a empurravam, e comecei a me preocupar quando ouvi o comentário de que ela estava alta, mas de repente Pablo tira meu foco e diz:
- Amour, ela é muito cabeluda!
Pensei que fosse brincadeira, mas aí ouvi o chorinho mais doce e inesquecível de toda minha vida e a médica disse que sim, que ela é muito cabeluda e que as sobrancelhas são iguaizinhas as minhas.

Não tem emoção que descreva o que é ouvir aquele chorinho, eu que estava tão calma caí no choro – era emoção demais pro meu coração – e logo em seguida Pablo veio, me deu um beijo e me mostrou a foto dela.
Minutos depois a trouxeram pra que eu fossemos apresentadas formalmente, e foi aí que a coisa ficou fantástica.
Ela chorava a plenos pulmões, mas quando a colocaram perto de mim e conforme eu fui conversando com ela o choro iminente, progressivamente virou silêncio e foi com certeza o momento mais marcante de toda minha existência até hoje.
Isso do bebê ouvir a voz da mãe e ir parando com o choro é fantástico, é incrível, é indescritível, é animal, é irracional, é lindo, e por mais que a gente evolua, são laços primitivos que sempre permanecerão.

Minha experiência

Achei tudo simples, indolor, rápido e muito tranqüilo!
Realmente não é dolorido como fantasiei, e me senti muito bem, não tive problemas e após o banho me tornei outra.

Claro que dói um poquinho, mas é pouquinho mesmo, e a primeira vez que levantamos é estranha, e no meu caso a sensação que tive no corte é que queimava, mas não é nada insuportável, e após três dias estou muito melhor.

Eu não tenho experiência com parto normal, mas faria uma cesárea novamente caso fosse necessário.

Fora isso, estou em estado de graça, Yasmin é calma, fofa, cheirosa, linda, superou e supera a todo momento qualquer expectativa que eu tenha, e estou apaixonada por ela, a cada segundo me apaixono mais.

E por falar em me apaixonar mais, estou mais apaixonada ainda pelo Pablo.
Ele me ajuda sem eu pedir, está tão encantado com a Mimi como eu – isso se não estiver mais que eu – e a conclusão que eu cheguei é que existe marido perfeito sim, pelo menos o meu é!

Agora vocês me dão licença, que eu vou ali babar um pouquinho na minha filha que é linda demais!

Super beijo à todas e obrigada pelo carinho – vou responder os recados de pouquinho, mas responderei!

Com amour

Juu

24 comentários:

  1. Ju, que coisa mais linda!
    No meu parto tbm não achavam o coraçao da Olívia, só que isso nunca tinha acontecido antes e aí eu fiquei nervosa! hehe O problema era com o aparelho!hehe

    Que bom que a cesárea foi melhor do que vc esperava! É bom quando nos surpreendemos pra melhor né? Eu não senti cheiro de queimado! Será que o bisturi da minha médica não era elétrico?

    E que delícia, temos outra cabeludinha na área! Vc vai se deliciar com os lacinhos!haha
    E a Marie? Como ela reagiu?

    ResponderExcluir
  2. Ai, Ju, que lindo relato!!! E como é linda a Mimi, né?! Realmente, deve estar sendo maravilhoso o convívio com esse anjinho... O legal é que o seu relato venho pra me deixar mais tranquila... nunca tive medo de cirurgia (aliás, meu sonho é ser médica algum dia..rs), mas é ainda melhor quando ouvimos que tudo correu bem e que a recuperação não é nenhum bicho de sete cabeças... tenho que me preparar psicologicamente pra isso, pq o Noah ainda não virou... então, a cesária, pode ser uma possibilidade... Bom, espero que tudo continue ótimo pra vcs. Se cuidem. Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Ju, amei o relato!Fico imensamente feliz que foi tudo muito maravilhoso e simples.

    Não te disse que a gente é tomada por uma calma estranha??Rs.

    Pra mim a cesárea tb foi bem simples, não senti muitas dores, tomei banho no mesmo dia e sozinha.

    Um beijo grande, com carinho.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!

    Que bom ter notícias tuas e da filhotinha!

    Fiquei feliz de ler o teu relato também. Quero ter parto normal, então geralmente quando procuro na internet relatos é de parto normal.

    O teu foi o primeiro de cesárea que eu li com atenção, sem me distrair com a TV ou qualquer coisa ao meu redor. Fico feliz que foi mais tranquilo do que tu imaginava. É sempre bom a gente se surpreender (positivamente) em relação as coisas.

    Um beijo grande e baba bastante, que o baby é lindo!

    :)

    ResponderExcluir
  5. Oi linda, que coisa boa ler seu relato! Foi tudo tranquilo né? Que coisa boa!
    Nossa Ju, como a Yasmin é linda! (como diz minha avó: "Benza Deus"!)Fico toda boba olhando, imagino vc e o Pablo o quanto estão babando!
    Querida, tô MUITO feliz que correu tudo bem, que essa menininha linda agora está do lado de cá, pra tornar esse mundo melhor e mais bonito!

    Beijo beeeeeeeeem grande em vocês :)

    ResponderExcluir
  6. Fiquei emocionada só de ler. Seu relato transborda amor e alegria.
    Linda a Mimi.
    Amei a foto dela chorando, sempre fottografo "meus" bbs chorando.

    ResponderExcluir
  7. ai Ju, sua danada, conseguiu me emocionar mutcho com seu relato!!!
    tudo bem que eu to meio (muito) manteiga derretida, mas a lagriminha escorreu aqui..rsrsr
    e olha, te contar, que Yasmin é fofa meeesmo!!
    fico muito feliz por ter dado tudo certo, e te dizer que, eu tbm tenho um marido perfeito, sorte sua... e minha!
    bjãoo e ótima semana pra vcs

    ResponderExcluir
  8. Ju, não pode escrever assim, faz a gente chorar aqui...

    Sabia que quando você fizesse o relato de parto ia me deixar emocionada. Ela parece mesmo com você.

    Li um comentário acima e fiquei com a mesma dúvida: e a Marie? Já apresentou a filha cabeludinha pra filha peludinha?

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi querida!
    Ameeeei o relato, que lindo, super detalhado, me senti lá na sala, hehe!
    Que bom que deu tudo certo e ocorreu de forma tranquila!! Tb farei cesárea e fico feliz em saber que tudo ocorreu bem!!
    A Yasmin é linda demais, parece uma princesa, que carinha boa na foto abaixo!!
    Qdo der venha nos contar sobre como está o dia-a-dia de vcs!!
    Ah, a Camila perguntou e eu tb quero saber, como a Marie está reagindo com ela?
    Beijokas querida!!!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, amei o seu relato a respeito do parto. Muito emocionante e tranquilizante. Provavelmente meu parto de casarea e ao ler esse post me deixou mais confiante.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  11. Ai amiga que lindo! Que bom que correu tudo de maneira tranquila =)
    Quem disse que cesárea não é emocionante é um idiota rs...
    beijocas enormes nas duas ^^

    ResponderExcluir
  12. Ju, que relato lindo! E que filha linda!
    É muito bom ler um relato de cesárea assim, tranquilo, sereno...
    Muita saúde pra vocês!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Que lindo Ju! Parabéns! Fico feliz que tenha dado tudo certo!
    ParaBÉNS! ela é linda!!!
    bjãos

    ResponderExcluir
  14. Oi MAMÃE Ju!
    Seu relato ficou ótimo!
    Fico muito feliz que tudo correu bem, e isso me deixa mais tranquila caso eu precise de uma cesárea.

    Bom, agora deixa eu ir pra vc aproveite ao máximo estes primeiros com sua filhota.

    bjão!

    ResponderExcluir
  15. JUUUU....ME SENTI LA COM VC TAMANHA SEUS DETALHES PERFEITOS...
    MENINA, CHEIRA MUUUUITO A QUEIMADO NE...RS...ESTRANHO A BEÇA!
    Q BOM Q O PABLO ENTROU COM VC, MEU MARIDO NAO QUIS NAO...RS...MINHA MAE FEZ AS VEZES...RS...ABAFA!
    AI Q DELICIA Q TD DEU CERTO JU, E Q A MIMI É LINDA E FOFA, ISSO EU NAO TINHA DUVIDAS NE...RS
    PARABEEEEENS MIL VEZES!!!!

    BJOOOOOOS

    ResponderExcluir
  16. Ai Ju, que emocionante.
    Esse negócio de cheirar a queimado pelo menos eu não vou sentir se tiver uma cesárea pq perdi o olfato num tombinho q levei, rs, mas achei engraçado o seu relato.
    Uma coisa que só reparei agora no seu Blog e q gostaria de citar q achei tão bonitinho o seu carinho me destacando como "em breve serão mamães" quem sabe não chegue logo a minha vez!
    A Mimi, olhando pra vocês, achei muito parecida. Tem um pouco de cada um, uma fofura. Parabéns, ela é linda demais.
    Parabéns mais uma vez
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Que delicia, tem cheirinho de bb no ar... Esse e o melhor aroma que existe.
    Desejo toda sorte de bençãos na sua vida e na vida da sua familia...
    Que a Yasmin, venha trazer muito orgulho e muita alegria na sua vida.
    Felicidades.
    Bjaum...

    ResponderExcluir
  18. Cada parto é um parto, né? rs
    No meu eu passei muito mal por conta da barriga pressionando o meu pulmão ou coisa assim, só sei que fiquei super sem ar. Já os pontos não doeram nadinha e eu morria de medo de estar forçando além da conta por não estar sentindo. Até hoje a barriga abaixo do umbigo tá meio amortecida, o meu médico disse que é normal ficar meio assim até quase 6 meses pós parto.
    Sinceramente eu também faria cesárea novamente sem titubear, rs
    Como está a amamentação? Ela dorme bem?

    ResponderExcluir
  19. Querida Julia !

    Me perdoe por não ter vindo aqui antes. Ficou tudo muito corrido para mim, a faculdade toma um tempo danado.

    Fiquei extremamente feliz em ler os post anteriores. A Yasmim é linda, muito linda mesmo.
    Você estava linda grávida (vi sua foto no outro post).

    Que maravilha que deu tudo certo. Aproveite cada momento junto dela, pois o tempo voa. Sinto saudades da Clarinha quando era um recém-nascido, mas cada fase é única. Quando ela crescer, sei que vou sentir saudades desse momento também.

    Parabéns. Que Deus ilumine e abençoe sempre vocês três.

    Se precisar de algo conte conosco.

    Ela é linda mesmo. Parabéns.

    um beijo e um sorriso.

    Vi, Rô e Anna Clara.

    ResponderExcluir
  20. Nossa Juuuu
    Que bom que tudo deu certo que foi tranquilo
    E que bom que você passou para nós mulheres como é a sensação
    As futuras mamães ae com ctza ficaram aliviadas
    E o dia que eu engravidar, quero ter um parto tranquilo igual o seu...
    Pq pensa em uma pessoa cagona, sim, sou eu
    USAIUASSUAHUSAHSAS

    Ahhhh eu confesso que chorei, me emocionei quando vc falou do nascimento da Yasmin...

    Muitas Felicidades viu querida...
    Saudades absurdas de vc...
    Que Deus abençoe vocês sempre.

    Bjs
    Lu

    Bookaholic Fairy

    ResponderExcluir
  21. rsrs dou licença sim mamãe!
    Parabéns por tudo!
    Pela filha maravilhosa e perfeita que Deus te abençoou.
    Vida plena e feliz a vocês!
    Parabéns!!!!!!

    Obs: claro que me lembro de você!!
    pois sou a elisapb do e-family!
    beijooos!!

    ResponderExcluir
  22. Oie Ju meu nome é Jéssica, tenho 17 ano e estou gravida de 3 meses, li sua historia toda desde o começo, e imagine ' chorei paka's lógico' !
    fiquei lendo seus sentimentos e imaginando como seria comigo, principalmente seu parto.

    olha tudo de melhor pra você praa pequena Yasmim e o seu maridão, parabéns pela historia linda !

    ResponderExcluir
  23. Seu relato foi maravilhoso... falta pouco para o meu parto e estou hiper ansiosa... vou fazer cesárea e fquei imaginando como será a minha.. e como será o momento mágico de conhecer a pessoa mais importante da minha vida!

    ResponderExcluir
  24. Lindo o post...realmente é uma emoção indescritível...me emocionei ao lembrar do dia da minha Sofia.Bjs!

    ResponderExcluir

Comente e faça uma blogueira feliz!

 

.De princesa encantada a rainha do lar... 2013 Desenvolvido por Frufruzando | Todos os direitos reservados, proibida qualquer tipo de cópia!