4 de março de 2013

Alfabetizando em casa


Como a torcida do Flamengo sabe, por uma infinidade de motivos, Mimi não vai pra escola ainda, se antes meus planos eram coloca-la na escolinha no segundo semestre de 2013, agora com essa história de mudança e tudo mais, foi adiada pro primeiro semestre do ano que vem. 

Eu sei que a escolinha traz muitos benefícios pra criança em matéria de aprendizado, em matéria de socialização, aprender a dividir as coisas ... mas ela só irá pra escolinha ano que vem, e mesmo assim, meio período, somente de tarde, não quero nada integral. 

Não nego que sou insegura quanto a isso, meu coração se aperta só de pensar. Sei que é egoísmo "priva-la" de infinitos amiguinhos, mas quero deixa-la debaixo da minha asa esse período, o que vou dizer a seguir soa totalmente retrô e inadequado, mas ela terá toda a infância pra se socializar e ter amiguinhos, e eu acho muito importante ficar com ela esses anos, afinal, criança nessa idade é uma esponja, absorve tudo, e educação pra mim não é apenas aprender a ler, fazer cálculos, escrever ... educação vai bem além disso, educação provém de exemplo, não que na escola ela não terá bons exemplos, mas acho que nessa fase da primeira infância a criança precisa estar com a família. 

Na verdade, acho que faço esse discurso todo pra me convencer dos motivos pelos quais quero ela em casa comigo, no fim, acho que sou muito mais dependente dela do que ela de mim, meus dias ficam vazios sem ela por perto, não gosto de ficar longe ... 

Mas enfim, fato é que quero tornar nossos dias mais produtivos

Fazemos muitas coisas recreativas, depois que termino meu serviço fico com ela, e aí é só alegria, brincamos de balanço, desenhamos com lápis de cor, giz de cera e canetinhas, fazemos pinturas com tinta guache, colagens das mais diversas, leio pra ela, cantamos, assistimos desenhos, vamos ao parquinho quando não chove, ensinei partes do corpo pra ela e ela sabe direitinho o que é o que e até me mostra, ensino palavras novas ... e por aí vai, mas sabe quando você sente que a criança precisa de mais?

Então estou me sentindo exatamente assim, e agora cismei que quero ensinar as letras do alfabeto, os números (identifica-los no papel) e as cores. 
Como farei isso? Não faço a mínima ideia, estou pesquisando e lendo muito sobre o assunto, pq quero apenas ajudar e até onde li, muitos pais nessa de querer ajudar acabam prejudicando o aprendizado do filho, e prejudicar é algo que eu não quero , por isso estou lendo cuidadosamente como ensina-la sem traumatiza-la, logo logo colocarei algumas ideias em prática e venho contar se estou progredindo em alfabetiza-la. 

Mais detalhes eu conto nos próximos capítulos dessa novelinha que vai ser a alfabetização dela em casa!

 



3 comentários:

  1. Se tu podes ficar com ela debaixo de tua asa acho muito válido sim! Eu tive essa escolha até agora, mas algumas coisas pesaram e Caio está indo a escolinha como vc já sabe.

    Não sou pedagoga por formação... Sou Geografa e licenciada em geografia! E agora voltei atuar como professora... E com os pitoquinhos tbm pq dou educação ambiental! Acho q vc esta no caminho certo estimulando o uso de materiais diferentes como lapis de cor, canetinha, gizes, massinha, guaches... Coisas que utilizamos com essa faixa etária!
    Como sei q vc está pesquisando mt sei q dará certo!! Se precisar e eu puder ajudar estou a disposição!
    Bj e tenha uma ótima semana!!


    ResponderExcluir
  2. Passando rapidinho pra ler o post de hoje e deixar um carinho aqui no seu blog...
    Boa semana!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  3. Julia, penso exatamente como vc... A Sara só vai pra escola no ano que vem, pq acho muito importante ficar com ela nessa fase que ela é tão pitica (se bem q hj ela falou q não é bebê, que é mocinha... abafa kkkk)
    Aqui eu tb estimulo o aprendizado, nao sou pedagoga e nunca cuidei de criança antes, pesquiso muito e leio muito tb, mas principalmente sigo meus instintos e invento brincadeiras pra ensinar as cores, o alfabeto, quantidades, palavras em inglês... E tem dado certo minhas invenções, pois ela já sabe bastante coisa e a gente se diverte muito.
    Essa fase passa tão depressa, se a gente pode, vale a pena aproveitar e ficar com os pequenos :)

    ResponderExcluir

Comente e faça uma blogueira feliz!

 

.De princesa encantada a rainha do lar... 2013 Desenvolvido por Frufruzando | Todos os direitos reservados, proibida qualquer tipo de cópia!